segunda-feira, 5 de junho de 2017

ASSASSINATO DE CRISTÃOS - CRISTOFOBIA


DDH - Artigo 18
 "Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular".
Foto: Minya Governorate Media office via AP
Um ataque armado contra dois ônibus e uma caminhonete que transportavam cristãos coptas deixou 28 mortos e 24 feridos no Cairo, no Egito, nesta sexta-feira (26), segundo o Ministério da Saúde.
O ataque ainda não foi reivindicado, mas coincide com a ofensiva iniciada há alguns meses pelo braço egípcio do grupo extremista Estado Islâmico (EI) contra a minoria copta no Egito. A organização extremista deseja intensificar os ataques contra o grupo.
Os cristãos iam para ao mosteiro de Mosteiro de São Samuel, no sul da capital egípcia quando criminosos, que estavam a bordo de três picapes, abriram fogo contra os veículos, segundo o governador da província de Minya, Essam al-Bedaiwy. A Reuters informou que há um grande número de crianças entre as vítimas, segundo um funcionário do Ministério da Saúde.
Minoria cristã
A província de Minya abriga uma comunidade de tamanho considerável da minoria cristã, que representam cerca de 10 % da população de 92 milhões do Egito. Os coptas são uma das comunidades cristã mais importante do Oriente Médio e uma das mais antigas.
Eles foram alvo de uma série de ataques letais em meses recentes. Em 9 de abril, um Domingo de Ramos, explosões em duas igrejas cristãs coptas em Tanta e Alexandria deixaram ao menos 44 mortos e mais de 100 feridos. Os ataques foram reivindicados pelo EI, que há alguns meses iniciou uma ofensiva contra a minoria copta no Egito.

Liberdade de religião, é o que diz a Declaração de Direitos Humanos, no entanto ela tem sido negada em muitas partes do mundo, com relação aos cristãos há hoje o que chamo de "cristofobia", onde pessoas são perseguidas e mortas somente pelo fato de se declararem cristãos, é um direito negado sistematicamente e a mídia e os governos fazem "vistas grossas" diante das atrocidades.


Fonte G1 em 26/05/2017
Leia matéria na íntegra aqui

BUTÃO DECLARA ESTADO DE FOME

  DDH - Artigo 23
§3.     "Toda pessoa que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentará se necessário, outros meios de proteção social". 
    A ONU e o governo do Sudão do Sul declararam estado de fome  no país, com mais de cem mil pessoas correndo risco de inanição. A falta de comida foi causada pela guerra civil dos últimos três anos e pelo colapso na economia.  Por enquanto, a região mais  afetada é o estado de Unidade, que fica no norte do país e onde o conflito entre o governo e grupos rebeldes tem sido mais intenso.A ONU já alertou que a fome pode  se espalhar para o resto do país. Segundo o Unicef, pelo menos, 250 mil crianças sofrem de severa desnutrição no Sudão do Sul.
    O estado de fome é um termo técnico usado pela ONU. Ele é declarado quando, pelo menos, 20% das casas enfrentam escassez extrema de alimentos, a taxa de desnutrição passa de 30%.
   Essa é a primeira vez que a ONU declara estado de fome para um país nos últimos seis anos. Essa declaração serve como um alerta global para o problema.
Outros lugares também estão à beira da fome, como a Somália, o nordeste da  Nigéria e o Iêmen, que está em guerra civil há dois anos.
   No começo do mês, a ONU pediu U$ 2 bilhões para ajudar o Iêmen, onde mais  de três milhões de pessoas estão desnutridas, incluindo dois milhões de crianças.
     Mohamed Rabie, morador de Sanaa, capital do Iêmen, conta que é torturado  pela falta de comida: "É algo que só dá pra sentir, não tem como explicar".
Fonte: G1 em 20/02/2017
     Enquanto isso segundo a revista científica The Lancet, na última década a «obesidade mórbida» aumentou quase 30% entre a população jovem dos países mais desenvolvidos. Entre as crianças norte-americanas, a obesidade aumentou 40% nos últimos dezesseis anos, segundo pesquisa recente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Colorado.  Fonte: Carta Maior
    A fome não se explica como diz Mohamed, enquanto tantos perdem alimentos  em seus pratos, perda de alimentos no transporte, no armazenamento inadequado, na desigualdade de distribuição, o Sudão esta morrendo. A humanidade falha em permitir tal coisa, chega a ser uma iniqüidade, os governos ignoram os países africanos, a ausência de políticas públicas, a falta de socorro, é um país inteiro com seus direito negados,  direito à vida!
    "O direito ao desperdício, privilégio de poucos, afirma ser a liberdade de todos.  Dize-me quanto consomes e te direi quanto vales... A injustiça social não é um erro por corrigir, nem um defeito por superar: é uma necessidade essencial." Eduardo Galeano em cartamaior.com.br


Leia matéria original aqui

O MAPA DA HOMOFOBIA EM SÃO PAULO

DDH - Artigo 3º “Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.” Artigo 2º  “Toda pessoa tem capacidade para gozar os...