domingo, 4 de junho de 2017

RESUMO DAS AULAS

v  21/02/2017
Tema da aula: Direitos Humanos, o que são?
São direitos inerentes a todos os seres humanos e foram convencionados/relacionados pela ONU, visam a dignidade humana, a cidadania, o convívio em sociedade, enquadrados em 6 gerações de direitos.
Quais são as formas de atingi-los?
Através da conscientização e políticas públicas.
Exibição do Filme: A História dos Direitos Humanos  -
 Humans Righs .com
Direito a ter direito – Hannah Arendt
Conceitos de condição humana, ação política, liberdade e igualdade, o homem reconheceu-se como sujeito, protetor e promotor de direitos.
v  28/02/2017
v  14/03/2017
Foram dadas informações sobre Portfólio.
Análise de texto em grupo
Textos:
-“Brasil ,um país em “permanente violação de DH”
-“Brasil se destaca em casos de violação aos DH”
-“Uma mulher é estuprada a cada três horas no Brasil”
-“Maternidade Condenada”
-“Relatório denuncia violação de direitos humanos na crise da água em São Paulo”

v  22/03/2017
             Grupos iniciam discussão aberta
“Anistia Internacional divulga relatórios em que se alerta sobre retrocesso Brasileiro no âmbito do legislativo”
El País

“Brasil se destaca em casos e violação aos DH”
Caritas.org.br
“Relatório denuncia violação de direitos humanos na crise da água em São Paulo”
EBC.com.br
-Responsabilidade do governo por não prevenir.
-Déficit no tratamento d’água
 Direito à água, direito de 1ª e 3ª geração, engloba direito à saúde, à vida e ao meio ambiente.
continue lendo:

v  28/03/2017
Alguns alunos apresentam seus trabalhos parciais de Portfólio
-Continuação das discussões dos textos
.-“Uma mulher é estuprada a cada três horas no Brasil”
Fonte: Patrícia Galvão- Redação catraca Livre
O texto apresenta estatísticas de violência, porem sem dados de propostas de intervenção ou ações interventivas.
Artigos 2, 5, e 7 são violados, e a turma discute sobre como a sociedade vê o estupro?
- Culpabilização da vítima, por trajes, lugares, atitudes etc.
Elementos culturais rebatem nos DH

-“Maternidade Condenada”
O texto apresenta usuária de crack presa, grávida, deu a luz algemada
Quebra de vínculo com o filho, saiu e não tem emprego, gera nela desejo para morte
Perfil -  jovem de baixa renda, usuária
Lei penal prevê berçário e amamentação, o uso de algemas durante o parto só foi proibido em 2012, apesar de consistir em óbvia violação de direitos humanos.
Policiais homens a vigiavam enquanto estava com a criança
O artigo cita que o número de mulheres encarceradas vem crescendo e a droga é o que mais leva ao encarceramento. Essas mulheres têm os vínculos quebrados com os filhos de forma tão dramática, perdendo a guarda de seus filhos,

v  11/04/2017
Estudo sobre o texto: “Multiculturalismo, Intercultura e Políticas afirmativas”
Fonte: Lorenzeti,D. Carpenedo V.D.
Multiculturalismo significa coexistência de várias culturas em um mesmo território. Intercultura refere-se a interação entre essas culturas de forma recíproca, relação baseada no respeito pela diversidade e no enriquecimento mútuo.
A interação das mais diversas culturas trabalha com a igualdade de direitos e oportunidades, podendo haver confronto entre as manifestações singulares de cada uma, necessitando tolerância,  educação para a aceitação, estratégias educativas visando a superação de estruturas sócio culturais geradoras de discriminação, da exclusão.
Ações afirmativas são medidas reparativas, paliativas e compensatórias, são meios de incluir percentuais da população que estavam prejudicadas no ensino superior e através desse direito pode ser agentes de sua mobilidade social.

v  18/04/2017
Assunto: composição étnica brasileira, miscigenação e democracia social, percentagem da população por cor ou raça.
As relações sociais não se dão de maneira tranqüila, porem a sujeição entre grupos sociais existe. A educação é fundamental como estratégia para vencer a exclusão.

v  25/04/2017
Acompanhamento da “1ª MOSTRA DE TALENTOS DA GRADUAÇÃO” Inovação, Criatividade e excelência da Produção de TCC da PUC-Campinas, no auditório Don Gilberto.
Professor Duarcides como palestrante falou sobre “O cenário atual do TCC na PUC”, o qual disse que o compromisso e objetivos da universidade são com a construção de TCC de excelência, o que significa ir além da expectativa, não mensurável quantitativamente, mas transformação intelectual, e a PUC tem como objetivo construir as possibilidades para que isso ocorra.
Ele disse também que o processo de TCC é um processo de construção, de síntese da graduação, e que o momento é voltado a dialogar sobre os muitos desafios que a Universidade enfrenta para capacitar os formandos com competência, pró-atividade e criatividade, habilidades exigidas pela sociedade contemporânea.
Ele disse também que a proposta do “Programa Permanente de Incentivo, Valorização, Reconhecimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Conclusão de Curso” é desenvolver ações que contribuam para:
·         Aperfeiçoar o processo de orientação
·         Estimular o pertencimento
·         Melhorar a seletividade
·         Reconhecer, valorizar e divulgar os resultados


v   02/05/2017
A questão socioambiental e os direitos a ela relacionados


Rio 92 – “A Cúpula da Terra”. Abordamos objetivos da Rio 92; função das ONGs ao realizarem atividades paralelas à Conferência; papel da mídia na preservação do Meio Ambiente; levantamento e possíveis soluções para os problemas sociais relacionados às questões ambientais; postura dos lideres Religiosos e a posição dos EUA nas discussões. Com a Agenda 21, documento assinado por 179 países, abriu-se um caminho para um novo paradigma e interpretação do conceito de de progresso.
Nesta conferência, foram redigidos os seguintes documentos:
• Declaração do Rio;
• Agenda 21

”No entanto, será um caminho de auto destruição do próprio ser humano se continuarmos a tratar a terra como mercadoria, a esgotar seus recursos sem tempo para que a natureza se refaça, se seguirmos dando mais importância para as coisas materiais e artificiais, distanciando-nos cada vez mais da terra que nos dá a vida. Esgotamento dos recursos naturais, poluição e contaminação do solo, das águas e do ar, guerras... poderão não acabar com o mundo, mas será possível acabar com nossa espécie e com grande parte da espécie animal no planeta” Silvana Suaiden

v    09/05/2017
Texto "Sustentabilidade socioambiental e a retórica neo desenvolvimentista"
O texto trabalha temas de grande relevãncia na abordagem da sustentabilidade socioambiental, tais como:
-Neo-desenvolvimentismo X Meio Ambiente
-Saúde humana X Saúde Pública
-Degradação ambiental X Saúde Pública
- Saúde X Conflitos Socioambientais, etc.
Nos dividimos em duplas e o estudamos para debate em classe na próxima aula.
Link do texto:

v    16/05/2017
Debate do texto citado acima
Meio ambiente não é só verde, é também as relações, os territórios, a sobrevivência.

v    23/05/2017

Agenda 2030

17 objetivos,69 metas, 231 indicadores
Plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade e paz mundial.
Entre os seus objetivos estão a erradicação da pobreza, promover sociedades pacíficas, assegurar vida saudável, reduzir a desigualdade, promover o crescimento econômico sustentado,educação inclusiva e equitativa para todos, etc.
Tais objetivos se mostram utópicos, porem como diz Martinelli nos desafios contemporâneos está " inserir a profissão no processo de construção de uma nova ordem societária: uma sociedade justa e igualitária, livre de opressão, dominação e exploração   conforme disposto em nosso projeto ético-político profissional". Maria Lucia martinelli in Revista Social e Saúde. Unicamp, Dez 2011
Link para a agenda aqui

v    30/05/2017
Apresentação de portfólios 


v  15: 06/06
 Apresentações de portfólios.
A seguir, vimos um vídeo “Projeto Serviço social, memórias e resistências contra a ditadura”, disponível no site do CFESS. Este mostra alguns depoimentos de assistentes sociais que lutaram em defesa da liberdade, da justiça social e da revolução. Elas acabaram tendo seus direitos violados e sofreram com as violências na época da Ditadura Militar.
Link para o vídeo:https://www.youtube.com/watch?list=UU4qo1iH3VCtxDjM0HHkqksQ&v=yFEo29Aqcn8
Amanda colocou um vídeo muito interessante sobre a cracolândia:
https://www.youtube.com/watch?v=8RWIg7j3QOc


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