v 21/02/2017
Tema
da aula: Direitos Humanos, o que são?
São
direitos inerentes a todos os seres humanos e foram convencionados/relacionados
pela ONU, visam a dignidade humana, a cidadania, o convívio em sociedade,
enquadrados em 6 gerações de direitos.
Quais
são as formas de atingi-los?
Através
da conscientização e políticas públicas.
Exibição
do Filme: A História dos Direitos Humanos
-
Humans Righs .com
Direito
a ter direito – Hannah Arendt
Conceitos
de condição humana, ação política, liberdade e igualdade, o homem reconheceu-se
como sujeito, protetor e promotor de direitos.
v 28/02/2017
v 14/03/2017
Foram
dadas informações sobre Portfólio.
Análise
de texto em grupo
Textos:
-“Brasil
,um país em “permanente violação de DH”
-“Brasil
se destaca em casos de violação aos DH”
-“Uma
mulher é estuprada a cada três horas no Brasil”
-“Maternidade
Condenada”
-“Relatório
denuncia violação de direitos humanos na crise da água em São Paulo”
v 22/03/2017
Grupos iniciam discussão aberta
“Anistia
Internacional divulga relatórios em que se alerta sobre retrocesso Brasileiro
no âmbito do legislativo”
El País
“Brasil
se destaca em casos e violação aos DH”
Caritas.org.br
Caritas.org.br
“Relatório
denuncia violação de direitos humanos na crise da água em São Paulo”
EBC.com.br
-Responsabilidade
do governo por não prevenir.
-Déficit
no tratamento d’água
Direito à água, direito de 1ª e 3ª geração,
engloba direito à saúde, à vida e ao meio ambiente.
continue lendo:
v 28/03/2017
Alguns alunos apresentam seus trabalhos
parciais de Portfólio
-Continuação das discussões dos textos
.-“Uma
mulher é estuprada a cada três horas no Brasil”
Fonte:
Patrícia Galvão- Redação catraca Livre
O
texto apresenta estatísticas de violência, porem sem dados de propostas de
intervenção ou ações interventivas.
Artigos
2, 5, e 7 são violados, e a turma discute sobre como a sociedade vê o estupro?
-
Culpabilização da vítima, por trajes, lugares, atitudes etc.
Elementos
culturais rebatem nos DH
-“Maternidade
Condenada”
O
texto apresenta usuária de crack presa, grávida, deu a luz algemada
Quebra
de vínculo com o filho, saiu e não tem emprego, gera nela desejo para morte
Perfil
- jovem de baixa renda, usuária
Lei
penal prevê berçário e amamentação, o uso de algemas durante o parto só foi
proibido em 2012, apesar de consistir em óbvia violação de direitos humanos.
Policiais
homens a vigiavam enquanto estava com a criança
O
artigo cita que o número de mulheres encarceradas vem crescendo e a droga é o
que mais leva ao encarceramento. Essas mulheres têm os vínculos quebrados com
os filhos de forma tão dramática, perdendo a guarda de seus filhos,
v 11/04/2017
Estudo sobre o texto:
“Multiculturalismo, Intercultura e Políticas afirmativas”
Fonte: Lorenzeti,D.
Carpenedo V.D.
Multiculturalismo significa
coexistência de várias culturas em um mesmo território. Intercultura refere-se
a interação entre essas culturas de forma recíproca, relação baseada no
respeito pela diversidade e no enriquecimento mútuo.
A interação das mais
diversas culturas trabalha com a igualdade de direitos e oportunidades, podendo
haver confronto entre as manifestações singulares de cada uma, necessitando
tolerância, educação para a aceitação,
estratégias educativas visando a superação de estruturas sócio culturais
geradoras de discriminação, da exclusão.
Ações afirmativas são
medidas reparativas, paliativas e compensatórias, são meios de incluir
percentuais da população que estavam prejudicadas no ensino superior e através
desse direito pode ser agentes de sua mobilidade social.
v 18/04/2017
Assunto: composição étnica
brasileira, miscigenação e democracia social, percentagem da população por cor
ou raça.
As relações sociais não se
dão de maneira tranqüila, porem a sujeição entre grupos sociais existe. A
educação é fundamental como estratégia para vencer a exclusão.
v 25/04/2017
Acompanhamento da “1ª MOSTRA
DE TALENTOS DA GRADUAÇÃO” Inovação, Criatividade e excelência da Produção de
TCC da PUC-Campinas, no auditório Don Gilberto.
Professor Duarcides como
palestrante falou sobre “O cenário atual do TCC na PUC”, o qual disse que o
compromisso e objetivos da universidade são com a construção de TCC de
excelência, o que significa ir além da expectativa, não mensurável
quantitativamente, mas transformação intelectual, e a PUC tem como objetivo construir
as possibilidades para que isso ocorra.
Ele disse também que o
processo de TCC é um processo de construção, de síntese da graduação, e que o
momento é voltado a dialogar sobre os muitos desafios que a Universidade
enfrenta para capacitar os formandos com competência, pró-atividade e
criatividade, habilidades exigidas pela sociedade contemporânea.
Ele disse também que a
proposta do “Programa Permanente de Incentivo, Valorização, Reconhecimento e
Aperfeiçoamento das Atividades de Conclusão de Curso” é desenvolver ações que
contribuam para:
·
Aperfeiçoar o processo de orientação
·
Estimular o pertencimento
·
Melhorar a seletividade
·
Reconhecer, valorizar e divulgar os
resultados
v 02/05/2017
Rio 92 – “A Cúpula da Terra”. Abordamos objetivos da Rio 92; função das ONGs ao realizarem atividades paralelas à Conferência; papel da mídia na preservação do Meio Ambiente; levantamento e possíveis soluções para os problemas sociais relacionados às questões ambientais; postura dos lideres Religiosos e a posição dos EUA nas discussões. Com a Agenda 21, documento assinado por 179 países, abriu-se um caminho para um novo paradigma e interpretação do conceito de de progresso.
Nesta conferência, foram redigidos os seguintes documentos:
• Declaração do Rio;
• Agenda 21
Nesta conferência, foram redigidos os seguintes documentos:
• Declaração do Rio;
• Agenda 21
”No entanto, será um caminho de auto destruição do próprio ser humano se continuarmos a tratar a terra como mercadoria, a esgotar seus recursos sem tempo para que a natureza se refaça, se seguirmos dando mais importância para as coisas materiais e artificiais, distanciando-nos cada vez mais da terra que nos dá a vida. Esgotamento dos recursos naturais, poluição e contaminação do solo, das águas e do ar, guerras... poderão não acabar com o mundo, mas será possível acabar com nossa espécie e com grande parte da espécie animal no planeta” Silvana Suaiden
v 09/05/2017
Texto "Sustentabilidade socioambiental e a retórica neo desenvolvimentista"
O texto trabalha temas de grande relevãncia na abordagem da sustentabilidade socioambiental, tais como:
-Neo-desenvolvimentismo X Meio Ambiente
-Saúde humana X Saúde Pública
-Degradação ambiental X Saúde Pública
- Saúde X Conflitos Socioambientais, etc.
Nos dividimos em duplas e o estudamos para debate em classe na próxima aula.
Link do texto:
v 16/05/2017
Debate do texto citado acima
Meio ambiente não é só verde, é também as relações, os territórios, a sobrevivência.
v 23/05/2017
Agenda 2030
Plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade e paz mundial.
Entre os seus objetivos estão a erradicação da pobreza, promover sociedades pacíficas, assegurar vida saudável, reduzir a desigualdade, promover o crescimento econômico sustentado,educação inclusiva e equitativa para todos, etc.
Tais objetivos se mostram utópicos, porem como diz Martinelli nos desafios contemporâneos está " inserir a profissão no processo de construção de uma nova ordem societária: uma sociedade justa e igualitária, livre de opressão, dominação e exploração conforme disposto em nosso projeto ético-político profissional". Maria Lucia martinelli in Revista Social e Saúde. Unicamp, Dez 2011
Link para a agenda aqui
v 30/05/2017
Apresentação de portfólios
v 30/05/2017
Apresentação de portfólios
v 15: 06/06
Apresentações de portfólios.
A seguir, vimos um vídeo “Projeto Serviço social, memórias e resistências contra a ditadura”, disponível no site do CFESS. Este mostra alguns depoimentos de assistentes sociais que lutaram em defesa da liberdade, da justiça social e da revolução. Elas acabaram tendo seus direitos violados e sofreram com as violências na época da Ditadura Militar.
Apresentações de portfólios.
A seguir, vimos um vídeo “Projeto Serviço social, memórias e resistências contra a ditadura”, disponível no site do CFESS. Este mostra alguns depoimentos de assistentes sociais que lutaram em defesa da liberdade, da justiça social e da revolução. Elas acabaram tendo seus direitos violados e sofreram com as violências na época da Ditadura Militar.
Link para o vídeo:https://www.youtube.com/watch?list=UU4qo1iH3VCtxDjM0HHkqksQ&v=yFEo29Aqcn8
Amanda colocou um vídeo muito interessante sobre a cracolândia:
https://www.youtube.com/watch?v=8RWIg7j3QOc
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